Oh Snap!

Please turnoff your ad blocking mode for viewing your site content

Home / Palavras / Qual o Significado de Solstício de Verão?

Qual o Significado de Solstício de Verão?

O Solstício de Verão é o exato momento que marca o início do verão, é um evento da astronomia que a Terra está inclinada cerca de 23,5º na direção do Sol, este movimento faz com que receba mais raios solares durante o período.

O nome solstício vem do latim com uma tradução simplificada de “momento que o sol não se move“. Enquanto a hora ainda era vista pelo sol e utilizando a luz solar, estudiosos perceberam que o sol não se movia neste momento, o que fez com que eles parassem para perceber o porquê.

É no solstício de verão que temos o dia mais longo, com mais raios de sol e a noite mais curta, graças ao tempo que o Sol “gastou ficando parado“.

Solstício de Verão no Brasil

O Brasil está situado no hemisfério sul do globo terrestre, por este motivo, enquanto ocorre o solstício de verão no Brasil, em países do hemisfério norte ocorre o solstício de inverno, que é nada mais e nada menos que o contrário do verão, com a noite mais longa de todo o ano.

Para exemplificar, toda a Europa, Estados Unidos, Canadá fazem parte do hemisfério norte.

Horário de Verão

Mesmo que o solstício marque o início do verão, o horário de verão não tem ligação alguma com o evento, o horário de verão é apenas cultural e comercial.

Somos um dos únicos países com horário de verão, mesmo que por muitos anos alguns governos tentam acabar com ele, por enquanto ainda ajustamos nossos relógio duas vezes ao ano, para avançar e recuar 1 hora para entrar e sair do horário de verão.

Algumas pessoas afirmam sentir diferença no clima, humidade e mais alguns fatores graças ao horário de verão, mas isso pouco importa e na verdade não tem ligação alguma, caso essa diferença seja sentida é apenas emocional e pessoal.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe uma resposta

It is main inner container footer text
%d blogueiros gostam disto: