Oh Snap!

Please turnoff your ad blocking mode for viewing your site content

Home / Nomes / Qual o significado do Nome Bernardo?

Qual o significado do Nome Bernardo?

O nome Bernardo é formado pela união de elementos da língua germânica: “ber”, que significa “urso”, e “hart”, que tem o significado de “forte”. Assim, o nome Bernardo, traduzido pela sua simbologia, quer dizer “forte como um urso”.

Tendo esse significado, o nome carrega a simbologia e os atributos próprios do urso, principalmente a força física e mental.

Pelo fato de começar com a letra B, os judeus adotaram o nome Bernardo para substituir Baruch, muito comum entre o povo hebraico, que tem o significado de “abençoado”.

A evolução do nome Bernardo e sua popularização

Usando a ortografia Bernard, o nome Bernardo foi introduzido na Inglaterra, durante a conquista normanda, no século XI, e, em Portugal, apareceu pela primeira vez no século XVII, usando o diminutivo Bernardino, Bernadino ou Bernardim.

No entanto, o nome Bernardo se tornou mais popular em virtude da figura de São Bernardo Claraval, um abade francês que fundou um asilo na região dos Alpes Suíços no século XII.

O santo nasceu no ano de 1090, no Castelo de Fontaine, região da Borgonha, na França. Era filho de um nobre chamado Tescelin Sorrel, apelidado de O Vermelho, e de Aleth de Monthbard, uma mulher virtuosa, que é considerada bem-aventurada na Igreja Católica.

Bernardo era o terceiro filho de uma prole de sete e sempre se destacou pela sua inteligência e beleza física. Com 9 anos, foi para a Escola Canônica, destacando-se principalmente em literatura.

Depois de fundado o asilo, Bernardo se dedicava a salvar pessoas perdidas na neve e seu ato inspirou, inclusive, o nome da raça de cães que ajudam a resgatar pessoas perdidas nas montanhas.

Depois de sua morte, São Bernardo foi nomeado Doutor da Igreja Católica pelo papa Pio VIII.

Na Península Ibérica (Portugal e Espanha), o nome se tornou sobrenome, sendo ainda hoje usado sob a forma de Bernardes e de Bernardez.

Assim, de nome próprio que era, se tornou um patronímico, ou seja, um nome que surgiu a partir do nome do pai ou de um ancestral da família.

Procurando por mais significados?

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Pinterest

1 Comments

Deixe uma resposta

It is main inner container footer text
%d blogueiros gostam disto: