Oh Snap!

Please turnoff your ad blocking mode for viewing your site content

Home / Palavras / Qual o Significado de Capcioso?

Qual o Significado de Capcioso?

O termo capcioso é de origem latina, como a maior parte das palavras de nosso idioma. Seu sentido original refere-se a uma coisa ou fato enganadora ou falsa.

Quando utilizamos o termo capcioso aplicado a qualquer argumento ou questão formulada, podemos inferir que se trata de uma questão ou argumentação que pretende arrancar do interlocutor qualquer coisa que possa comprometê-lo ou que seja favorável às intenções de quem está questionando.

Ao procurar no dicionário, a palavra capcioso vai qualificar algo ou alguém que busca enganar outras pessoas ou procura induzi-las ao erro.

Portanto, podemos estabelecer que uma pessoa com comportamento capcioso é aquela que busca confundir ou enganar as pessoas ou uma determinada, utilizando de sedução, de esperteza ou de astúcia.

A forma mais comum de uma pessoa capciosa se manifestar é através de perguntas dúbias ou provocativas, com a intenção de buscar informações que possam comprometer outras pessoas e servir, inclusive, como meios para chantagear, por exemplo.

Perguntas capciosas, sem exceção, sempre se mostram mal-intencionadas ou maliciosas, tendo em vista a intenção de fazer uma pessoa se confundir ou entrar em contradição, revelando fatos comprometedores.

Em sua origem, a palavra capcioso tinha o significado de “falaz”, ou seja, de utilizar argumentos falaciosos, que não possuíam a lógica normal do pensamento humano, servindo para ludibriar o interlocutor.

O termo falacioso nos reporta aos sofistas, professores da Grécia Antiga que pregavam o sofismo. Como linha de pensamento de reforço da retórica, o sofismo tinha o objetivo de enganar ou de ludibriar as pessoas, buscando atingir o objetivo desejado.

As perguntas capciosas, portanto, devem ser encaradas com duplo sentido: o sentido literal, que se apresenta como único, e aquele que a pessoa questionada deve descobrir nas entrelinhas, já que se trata de um questionamento capcioso, ou seja, que pretende fazer com que a pessoa confesse algo que não desejava.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Pinterest

2 Comments

Deixe uma resposta

It is main inner container footer text
%d blogueiros gostam disto: